quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Busca de apoio parlamentar prossegue em todo o País

As articulações junto a parlamentares para fortalecer a luta pela reinstituição da exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo prosseguem. Em vários Estados, os Sindicatos de Jornalistas buscam novas adesões à proposta de constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. O debate no Congresso Nacional vai ser intensificado nos próximos dias.

As Comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promovem no próximo dia 27, às 9h30, audiência pública conjunta sobre a questão do diploma e PEC dos Jornalistas (PEC 386/09). No dia 17 de setembro, também às 9h30, está agendada audiência sobre o tema na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa. Já na próxima segunda-feira, dia 24, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC) promovem audiência, às 9 horas, no Auditório da Reitoria, em Fortaleza, com o relator da PEC 33/09, senador Ignácio Arruda, e o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Há expectativa de que o autor da proposta, senador Antônio Carlos Valadares, também participe.

Nesta segunda-feira (17/8), pela manhã, profissionais e estudantes participaram de um café da manhã promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), por intermédio do Conselho dos Assessores Municipais de Comunicação Social (Ceascom). A atividade reuniu parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados que manifestaram sua opinião e se comprometeram com o pleito da categoria, a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Também na segunda-feira pela manhã, diretores dos Sindicatos do Município e Estado do Rio de Janeiro se reuniram com o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), coordenador da bancada fluminense, para tratar da adesão dos parlamentares à Frente Parlamentar Mista.

Já no período da tarde, os deputados estaduais Isaltino Nascimento (PT) e Terezinha Nunes (PSDB) fizeram pronunciamentos no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco defendendo a regulamentação e a restauração do diploma em Jornalismo. Nascimento solicitou ao presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que apresente um projeto de lei que estabeleça a obrigatoriedade do diploma superior em Jornalismo nos casos de concurso público para vagas de jornalista na assessoria de imprensa do Poder Legislativo. Anunciou, também, que está fazendo o mesmo pedido ao governador Eduardo Campos.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, também empenhado no objetivo de acelerar a coleta de apoios para a constituição da Frente Parlamentar em Defesa do diploma, orientou suas regionais a buscarem contatos com os parlamentares da bancada paulista, a maior do País.

Lista atualizada no final da semana passada com a relação dos parlamentares que ainda não assinaram a proposta de criação da Frente Parlamentar está disponível aqui. Para encaminhar mensagem ao deputado federal de sua região, os apoiadores do movimento devem acessar o canal de interação da Câmara. Já para contatos com os senadores, é possível acessar a central de relacionamento do Senado.

Na semana passada, a bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal protocolou um projeto de lei para tornar obrigatória a apresentação de diploma do curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o provimento dos cargos efetivos e empregos permanentes de jornalista das administrações direta e indireta do DF. A determinação também se aplica para o exercício de cargos comissionados que tenham atribuições de Jornalismo.
Fonte: http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=2762
18/08/09

2 comentários:

  1. Vamos pressionar nossos representantes no Congresso!!

    ResponderExcluir
  2. Passam os da velha guarda, cai a exigência do diploma, mas jornalismo é assim... Um nadar (SEMPRE)contra a corrente. (contra as correntes) E chegar ao outro lado. À verdade que permeia os fatos. Isso requer bem mais que experiência. É preciso um... "estar lá"... um "estar em todas". E ninguém como você prá juntar os retalhos da realidade e costurar as imagens do cotidiano.
    Um grande abraço

    Carlos Vilela
    Jornalista - TV Vitoriosa - SBT - Uberlândia

    ResponderExcluir